sábado, julho 22, 2006

Aldeia Águas Belas

A Aldeia Águas Belas com 87 moradores e área de 1.189ha, no Município do Prado, demarcada por portaria do Ministério da Justiça em 1996 e registrada no Cartório de Registro de Imóveis (CRI) e na Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

A demarcação física da aldeia Águas Belas levou dois anos para ser concluída e só foi possível por pressão da comunidade indígena. Durante este período os índios alertavam a Funai e o Incra para a presença dos trabalhadores que foram assentados naquela terra após a ocupação de duas fazendas vizinhas ao território Pataxó. Por pouco quase ocorreu um conflito, pela posse de terras, envolvendo 25 famílias de índios Pataxó e 44 famílias de trabalhadores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O confronto foi evitado graças à aliança política entre as lideranças indígenas que convocaram uma audiência com a participação do Cimi, Anaí-Ba, Funai, Incra, Ibama, Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e o Ministério Público Federal.

3 Comments:

At 4:21 PM, Blogger @cdigest said...

Necessita atualização dos dados, pois os deste post são de 2006 e estamos em 2015!

 
At 6:55 PM, Blogger Unknown said...

Verdade e agora já estamos em 2019,precisa atualizar o dados

 
At 6:08 AM, Blogger @cdigest said...

http://www.prado.ba.gov.br/secretaria-de-turismo-e-indios-pataxos-de-prado-se-reunem-para-consolidar-a-cultura-indigena-na-sede-do-municipio/

 

Postar um comentário

<< Home