sábado, julho 22, 2006

Aldeia Alegria Nova

Na aldeia Alegria Nova vivem 16 familias. Todas residem na aldeia em um total de 12 casas. Em sua maioria são das familias Conceição, Brito e Machado. Os Brito aqui citado são da mesma familia do Sr. Maninho, fundador da TI Mata Medonha.

A maioria é nascida nas imediações dos rios Gibura, Cai, do Sul, Corumbau e Palmares, todos inseridos na area reivindicada pelos Pataxó.

A aldeia Alegria Nova, também é uma área "retomada" dentro dos limites do Parque Nacional do Descobrimento, próxima ao rio do Sul e córrego Três Capangas várias vezes citado pelos índios mais velhos, de onde abastecem de água para beber.

A principal família é a do Sr. Gentil Brito da Conceição (63 anos), irmão do cacique da TI Mata Medonha, e Dona Romilda (75 anos). Ele nasceu em Barra Velha e viveu 13 anos na aldeia Boca da Mata, saiu de lá por pressão do IBDF. Filho de Donato de Brito Conceição e Maria Francisca da Conceição mudou-se para região do rio Caí em 1955, onde "abriu posse", próxima a área que atualmente é do PND.

Quando casou com D. Romilda foi morar próximo ao rio do Sul, em terras da família dela, aproximadamente 80ha, segundo documentação do INCRA. O Sr. Gentil, disse que a terra deles era cercada de grandes fazendas, até que a BRALANDA comprou uma área do Sr. Mascarenhas e passou a pressioná-los a vender. Como não aceitaram as propostas, foram expulsos da terra em 1974, sob a alegação de que estavam em terras que a empresa havia adquirido.

Durante a entrevista que realizei na aldeia Alegria Nova, a família de Dona Romilda se emocionou muito, pois afirmam que os atos de violência foram muitos. Segundo informação dos índios, durante a expulsão que, inclusive teve total apoio de agentes policia de Prado, as familias indigenas foram obrigadas a fiigir em uma noite chuvosa, ocasionando a morte de uma das filhas de D. Rornilda que estava corn sarampo.

Sr. Gentil contou que a terra era toda cultivada. "Lá tinha roça de tudo quanto é tipo, tinha 30 tarefas de mandioca, 5 ha de café, banana, cacau, laranja, etc". Informou tarnbém que a BRALANDA mandou queimar 3 casas e uma farinheira.